Pages

16/01/2011

DRENAGEM LINFÁTICA - Mitos e equívocos


Muitos informações equivocadas sobre a Drenagem Linfática Manual (DLM) pairam por aí, seja na internet, seja por alguns profissionais.

Segue uma lista com os principais mitos:

1) "Drenagem Linfática dói": se massagem doer não é Drenagem Linfática, a não ser em caso de pós-operatório, onde a paciente está com pele e tecidos descolados ainda em processo de consolidação e cicatrização. As manobras de DLM devem ser lentas, suaves e rítmicas.

2) "Drenagem boa é a Drenagem forte": muito pelo contrário, como já citado anteriormente as manobras da drenagem são lentas e suaves. Tudo porque a velocidade da circulação linfática (por carrear macromoléculas não carreadas pelo sangue) é muito mais lenta que o sistem circulatório. Inclusive é uma massagem extremamente relaxante. As pessoas confundem Massagem Drenante com Drenagem Linfática. Na verdade, um dos efeitos fisiológicos de qualquer massagem é a melhora do funcionamento do sistema linfático, já que o toque e as manobras acabam estimulando o estiramento dos filamentos de ancoragem, capilares e vasos linfáticos, e também a pressão em determinados pontos pode vir a acionar o desbloqueio dos linfonodos. No entanto, a técnica de DLM é a mais apropriada para promover a drenagem linfática adequada do organismo ou determinada região, especialmente em casos de determinadas lesões (para tais casos é necessário prescrição médica), pós-operatório, edemas, casos de retenção líquida etc.

3) "É normal ficar toda roxa (hematomas) depois da Drenagem": Jesus, me salva! Se você já saiu roxa da sessão de drenagem, por favor, por amor à sua vida, troque de profissional. A pessoa que procura pela técnica, geralmente está em busca de diminuir a retenção hídrica (líquidos), pois seu sistema linfático ou circulatório podem estar com o funcionamente ideal comprometido. Daí, quando a profissional deixa sua cliente/paciente roxa, está causando um outro problema vascular, pois agora seu sistema circulatório vai ter de se encarregar de recompor os capilares e vasos rompidos e o sistema linfáticos tendo mais serviço a fazer.

4) "Depois da Drenagem a gordura sai toda na urina": de todos esse é dos maiores absurdos disseminados sobre a Drenagem Linfática, inclusive me envergonha muito quando tal afirmação é citada por colegas profissinais. Primeira coisa, alguém já viu em algum exame de urina o item "Gorduras"? O rim não filtra gorduras, o colesterol não tem nem o poder de ser dissolvido pelo sangue. Seu índice é medido pela quantidade presente das diferentes proteínas que o carreiam (VLDL, LDL, HDL).
Como a Drenagem mobiliza os líquidos e toxinas presentes nos tecidos, e assim estimulam a diurese, é comum as pacientes interromperem a sessão para irem urinar. Com essa liberação de toxinas a urina geralmente sai mais escura, sem contar que dependendo do caso já é perceptível a sensação de "desinchaço". O que leva às pessoas acharem que perderam gordura na urina, quando na verdade perdeu apenas líquido intersticial e toxinas. O que já é uma grande feito já que o tecido subcutâneo e a pele tendem a ter o seu funcionamente mais próximo da homeostase (equilíbrio) ideal. Por isso, a DLM é um forte aliado para tratamento de celulite e acúmulo de adiposidades.

5) "Grávidas não devem fazer drenagem de jeito nenhum": depende! A DLM é contra-indicada para casos de gravidez inferior a 16 semanas (4 meses), ou sob qualquer outra contra-indicação aconselhada pelo seu médico, como problemas de pressão, gravidez de alto risco. No entando, a partir deste período, desde que o médico libere e a grávida esteja em seu estado normal de saúde, a Drenagem Linfática Manual, é uma forte aliada para evitar inchaço e cansaço nas pernas. Por isso consulte profissionais habilitados pois a DLM tem um protocolo especial para grávidas e alguns locais e manobras devem ser evitados, o ventre é um deles.

Por Andréa Andrade (Estética e Bem Estar)

2 comentários:

Anônimo disse...

mas se nao apertar os nodolos no pos operatorio
eles sai de quauquer jeito?ou tem que usar uma presao a mais?
por que minha amiga fes lipo ea terapeuta falo que tem que dar umas apertadinhas pra desmacha o nodolo.é verdade?

Anônimo disse...

DRENAGEM LINFÁTICA EM CÁPSULA 120 CÁPS
R$ 141,50

Elimina o excesso de líquidos retidos sem perder minerais, reduz depósitos de gordura,diminuindo a circunferência do quadril. Reduz significativamente o peso corporal; Reduz o armazenamento de gordura; Ajuda a afinar a cintura; Mantém a pressão arterial saudável; Proteção antioxidante; Reduz medidas do quadril.

Código: 5010058

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/drenagem-linfatica-em-capsula.html

Postar um comentário